Gestão de clínicas e consultórios: como medir o sucesso

Em qualquer área, esse diagnóstico do negócio ajuda na implementação de melhorias e na correção de eventuais problemas. O post de hoje traz algumas métricas relevantes na gestão de clínicas e consultórios. A recomendação é acompanhá-las regularmente para manter o estabelecimento sempre em crescimento.

Publicado por GENU 21/11/2018

Gestão de clínicas e consultórios: como medir o sucesso

Profissionais de saúde que administram seus próprios negócios devem estabelecer métricas de sucesso. A boa gestão de clínicas e consultórios passa pelo acompanhamento criterioso desses parâmetros.

Em qualquer área, esse diagnóstico do negócio ajuda na implementação de melhorias e na correção de eventuais problemas. O post de hoje traz algumas métricas relevantes na gestão de clínicas e consultórios. A recomendação é acompanhá-las regularmente para manter o estabelecimento sempre em crescimento.

Tenha em mente os objetivos do seu negócio

A avaliação do sucesso de clínicas e consultórios se inicia ainda na etapa de planejamento. Ao montar o negócio, você deve definir objetivos claros que vão nortear a sua atuação.

Os indicadores de sucesso podem variar de acordo com o perfil da sua clínica ou consultório. A obtenção de um determinado número de pacientes dentro de um espaço de tempo é um exemplo de métrica.

Cabe ao líder o entendimento sobre onde ele deseja que o seu negócio chegue. Uma clínica sem objetivos claros dificilmente vai prosperar, pois não caminhará em uma direção de forma assertiva.

gestao-de-clinicas-e-consultorios-como-medir-o-sucesso

Fique atento à satisfação dos pacientes

Sem pacientes, não há como manter uma clínica ou consultório. É preciso acompanhar a satisfação dos pacientes para garantir que eles se mantenham fiéis.

Um dos caminhos para isso é criar um questionário de satisfação, com perguntas objetivas a respeito do atendimento e da estrutura da clínica ou consultório. Veja alguns exemplos:

  • De 0 a 10, como você avalia a qualidade do atendimento?
  • Você se sente plenamente confortável em nossa sala de espera?
  • O que você sugere como melhoria para a estrutura da clínica?

A partir das respostas de vários pacientes, será possível detectar fraquezas e atuar em seu pronto reparo.

Lembre-se que pacientes satisfeitos têm grandes chances de retornar para novas consultas e, mais do que isso, podem indicar o seu estabelecimento a outras pessoas.

Controle a frequência e a qualidade dos atendimentos

O profissional de saúde responsável pela gestão de clínicas e consultórios deve acompanhar os atendimentos. Isso inclui dois pontos essenciais: frequência e qualidade.

O tempo de duração das consultas precisa respeitar um ponto de equilíbrio. Não pode ser curto demais a ponto de comprometer a qualidade e não pode ser excessivamente longo para não estender demais a espera dos pacientes que entrarão na sequência. Também é recomendável verificar o número de cancelamentos, pois eles são prejudiciais à rotina.

Ainda na etapa de definição dos objetivos de negócio, é válido fazer um mapeamento sobre o número de atendimentos necessários por dia para fechar as contas no azul.

Mantenha um diálogo aberto com os colaboradores

Além da preocupação com os pacientes e com a saúde financeira da clínica ou consultório, é preciso olhar para o capital humano. Os colaboradores são o motor de um negócio, independentemente do segmento de atuação.

Uma das atribuições do líder é se manter em contato com os membros de sua equipe. Tirar todas as dúvidas, propor melhorias na qualidade do trabalho e entender possíveis demandas são alguns dos tópicos a serem abordados.

O diálogo permanente com os colaboradores traz união para a equipe e potencializa os resultados coletivos.

Melhore a gestão de clínicas e consultórios

Agora que você já conhece algumas das métricas para a gestão de clínicas e consultórios, que tal dar um passo à frente? Adotar um software próprio para gerenciar o negócio vai ajudar você de diferentes formas. Saiba quais são elas e faça um teste gratuito por duas semanas na plataforma GENU.


Voltar