Como montar uma clínica ou consultório em 4 passos

O artigo de hoje traz as instruções fundamentais para quem deseja empreender na área da saúde. E o primeiro passo para ampliar suas possibilidades de êxito, é estar a par sobre como montar uma clínica ou consultório.

Publicado por GENU 25/07/2018

Como montar uma clínica ou consultório em 4 passos

A área da saúde apresenta uma concorrência crescente, com profissionais capacitados em busca de espaço no mercado. Por isso, saber exatamente como montar uma clínica ou consultório, e colocar as recomendações em prática, faz grande diferença em direção a uma trajetória de sucesso.

O artigo de hoje traz as instruções fundamentais para quem deseja empreender na área da saúde. E o primeiro passo para ampliar suas possibilidades de êxito, é estar a par sobre como montar uma clínica ou consultório.

1- Defina seu foco de atuação

Você sabia que existem mais de 50 categorias de estabelecimentos médicos? A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) faz a divisão entre os mais diversos tipos. As variações se dão na especialidade, perfil de atuação, número de profissionais, realização de procedimentos cirúrgicos, entre outros parâmetros.

É fundamental estabelecer um norte para que sua clínica ou consultório comece com o pé direito. A definição de um foco para a clínica ou consultório passa também pelo tipo de paciente que você deseja receber. Isso impacta a forma como pretende divulgar seu trabalho em diferentes canais.

Por exemplo, se a sua especialidade for voltada para jovens, a estratégia de comunicação será concebida de uma forma. Caso o direcionamento seja para o público feminino, a comunicação é outra.

2- Defina um local estratégico

A localização é um dos fatores decisivos para qualquer negócio. Essa lógica se aplica também para a área da saúde. A escolha da região deve levar em consideração alguns fatores:

  • Facilidade de acesso: isso vale tanto para os pacientes, quanto para os profissionais que vão trabalhar no estabelecimento;
  • Custo-benefício: não adianta a região ser perfeita se o custo estiver totalmente fora da realidade, não é mesmo?
  • Estrutura física: o local escolhido deve ter um espaço adequado. Para fazer uma boa seleção, considere todos os equipamentos necessários e diferentes cômodos como recepção, sala de espera, banheiro e sala de consulta.

Uma vez definido o local, fique atento a esta dica extra: capriche na decoração, pois as pessoas gostam de estar em um ambiente aconchegante.

como-montar-uma-clinica-ou-consultorio-em-4-passos

3 - Tenha atenção às exigências legais

A abertura de uma clínica ou consultório envolve uma série de obrigações legais e sanitárias. Existem três requisitos fundamentais que devem ser colocados como prioridade:

  • CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde): registro necessário a todos os estabelecimentos de saúde. Clique aqui para conhecer as regras e saber como fazer o cadastro.
  • Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária: outro registro fundamental é o de vigilância sanitária. O documento atesta que sua clínica ou consultório cumpre todas as regras e está pronto para receber pacientes. Confira as regras do estado de São Paulo.
  • Licença de funcionamento: o terceiro requisito básico para a abertura de um estabelecimento de saúde é a licença de funcionamento, de caráter municipal e renovada anualmente.

Uma dica importante nesse tópico é procurar uma empresa apta a realizar uma consultoria em sua clínica ou consultório. Essa iniciativa lhe dará maior segurança de que todas as normas estão sendo cumpridas.

4- Adote uma ferramenta de gestão de processos

O quarto e decisivo passo em direção ao sucesso é automatizar processos. Lembre-se que a gestão de uma clínica ou consultório envolve diversas tarefas, por isso vale a pena investir em um sistema próprio para esse fim.

Existem softwares acessíveis no mercado que oferecem excelente custo-benefício, o GENU é um ótimo exemplo. Essa plataforma de gestão de processos simplifica o dia a dia de diferentes maneiras:

  • A comunicação entre os profissionais da clínica se torna mais dinâmica e digital;
  • O agendamento de consultas é mais direto e acessível aos pacientes;
  • O controle financeiro fica mais profissional e ajustável;
  • O prontuário do paciente passa a ser digital e mais completo.

Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo GENU. Para esclarecer todas as dúvidas a respeito da ferramenta, acesse este link.

E agora, já sabe como montar uma clínica ou consultório? Siga os passos descritos neste post e mãos à obra!


Voltar